quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quem disse que futebol não tem relação com a Páscoa?


A cada ano os chocolates de Páscoa estão sendo mais elaborados e coloridos. Já existem à venda chocolates com embalagem com as cores dos times de futebol e até ovos em formato de bola. A Nestlé lançou ovos para os times: Corinthians, Palmeiras, Santos, Bahia, Vitória. A Arcor também tem a linha de Fanáticos do Futebol com os times: São Paulo, Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional.

É isso aí. A Páscoa é um dos dias santos mais importantes para os cristãos. Os imigrantes alemães trouxeram a tradição do coelho da Páscoa para a América em 1700. Já o chocolate era considerado pelos Astecas e Maias como um alimento sagrado.

Há uma lenda que diz que uma mulher coloriu alguns ovos e escondeu-os em um ninho para dar a seus filhos como presente de Páscoa. No momento em que as crianças encontraram o ninho, um grande coelho passou correndo. Desde então, a história espalhou-se e as crianças imaginaram que os ovos foram trazidos pelo coelho.

Somente no século XX é que esta tradição de ovos de chocolate com Coelhinho da Páscoa foi criada. Para comemorar a Ressurreição de Jesus Cristo, nada mais justo que escolher o chocolate e o coelho como símbolo pasqualino. O chocolate por ser um alimento nutritivo e o coelho por simbolizar a fertilidade!

Nenhum comentário: